Cybele, uma das vozes do Quarteto em Cy, morre no Rio aos 74 anos
A cantora Cybele Ribeiro de Sá Leite Freire, uma das vozes e fundadoras do grupo Quarteto em Cy, morreu na quinta-feira (21), aos 74 anos, no Rio de Janeiro. A cantora foi vítima de uma isquemia pulmonar.
Segundo a produtora Regina Oreiro, o corpo de Cybele será enterrado às 14h, na capela 7 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Quarteto em Cy canta sucessos como "Vai Passar", "Anos Dourados" e "Noite dos Mascarados" Na Rádio UOL
Ouça o "Chico em Cy"
No Facebook do Quarteto em Cy, a nota sobre a morte cita a canção “Sabiá”, de Chico Buarque, que fazia parte do repertório do grupo: “’Vou voltar, sei que ainda vou voltar, para o meu lugar. Foi lá e é ainda lá, que eu hei de ouvir cantar, uma sabiá’. Acabamos de perder Cybele do Quarteto em Cy. Segue em paz , nossa Sabiá. Luz”.
Foi com essa canção que Cybele, ao lado de Cynara, ganhou o prêmio Galo de Ouro no 3º Festival Internacional da Canção, no Maracanãzinho, no Rio, em 1968.
Cybele também se destacou ao dublar a personagem Branca de Neve, na versão nacional do clássico da Disney, "Branca de Neve e os Sete Anões".
Sem a cantora na formação atual, o grupo estava ensaiando para o espetáculo “Olhos nos Olhos” em Belo Horizonte, no próximo dia 20 de setembro, em homenagem aos 70 anos de Chico.
Trajetória
Um dos grupos vocais mais importantes da MPB, o Quarteto em Cy foi originalmente formado pelas irmãs Cylene, Cynara, Cybele e Cyva, nascidas em Ibirataia (BA). Ainda pequenas, elas se iniciaram na música através do projeto sociocultural “Hora da Criança”.
No início dos anos 60, Cyva, a irmã mais velha, conheceu Vinícius de Moraes. O poeta foi o grande incentivador para que o grupo vocal surgisse. O nome, Quarteto em Cy, brinca com a primeira sílaba do nome de cada uma das irmãs.
O primeiro registro do conjunto se deu ao lado de Catulo de Paula, na trilha sonora do filme de Alex Viany “Sol Sobre a Lama” (1963), composta por Pixinguinha e Vinícius de Moraes.
Participou do histórico show na boate Zum-Zum, em companhia de Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi, com produção de Aloysio de Oliveira. Em 1964, veio o disco de estreia e em 65, participaram do clássico “Os Afro-Sambas”, com Vinicius e Baden Powell.
Em 1966, guiadas por Aloysio de Oliveira, as quatro irmãs do Quarteto em Cy davam início efetivo a sua carreira internacional, apresentando-se em programas de televisão norte-americanos e gravando sob o nome The Girls From Bahia o disco “Pardon my English”.
No decorrer dos anos, o quarteto se reformulou muitas vezes. Cynara se desligou do grupo em 1967, voltando ao posto em 1980. Desde então, dedicaram shows e discos ao repertório de Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Chico Buarque, Milton Nascimento e Gonzaguinha.
Em 2013, a vocalista Keyla Fogaça assume a quarta voz do Quarteto em Cy, no lugar (e com a benção) de Cybele. Com a nova formação, o Quarteto ensaiava a turnê "Olhos nos Olhos", sobre a obra de Chico Buarque de Hollanda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso