Topo

Nando Reis deixa parceria com Samuel Rosa de lado e enche palco com megahit

Tiago Dias

Do UOL, no Rio

15/09/2013 16h02

Anunciado como um show para celebrar a parceria, entre o paulista Nando Reis e o mineiro Samuel Rosa, a apresentação que fez o público lotar o Palco Sunset, no terceiro dia de Rock In Rio, teve apenas uma canção assinada pela dupla, "Ali". E não faltariam canções relevantes e que fazem parte do imaginário radiofônico do público mais jovem, à espera de Jessie J, Alicia Keys e Justin Timberlake.

Especiais Rock in Rio

  • Baú do rock: lembre edições de 85, 91, 01 e 11

  • Qual é a música? Tente adivinhar em até 8 s

  • Duelo: qual é a melhor banda do Rock in Rio? 

Para coroar a amizade e o trabalho, que começou em 1996 com "É Uma Partida de Futebol", o show poderia também trazer "Resposta", "Sutilmente" e "De Repente". No entanto, Nando, junto com a banda Os Infernais, um trio de backing vocals e outro de sopro, preferiu investir em hits próprios, como "Sou Dela".

O cantor é sempre competente e consegue segurar o público, mas Samuel Rosa trouxe mais peso e harmonia, inclusive no vocal, em "Marvin" - com direito a um protesto tímido de Nando: "Levante a mão quem quer um Brasil melhor" - e "Onde Você Mora?", composição do cantor com Marisa Monte, famosa no repertório do Cidade Negra.

Prova disso foi "O Segundo Sol", com um duelo de violões, que trouxe uma bonita imagem do público balançando as mãos com o sol se pondo por trás do palco. Aquela boa vibração de um festival a céu aberto que continuou até o final com o "I Gotta Felling" (megahit do Black Eyed Keys) brasileiro: "Do Seu Lado", que certamente será a música tema do terceiro dia do festival - afinal, dificilmente Jota Quest deixará o mega sucesso de fora de sua apresentação. O público que pulou fortemente, gritou: "mais um".

Outro momento que fez o público se emocionar foi "All Star", quando Nando lembrou de Cássia Eller. "Essa vai para onde ela estiver. E ela está", disse.

Alicia Keys e Justin Timberlake

O terceiro dia de festival promete misturar o que há de mais pop na música internacional e brasileira com shows de artistas como Jota QuestJessie JAlicia Keys e Justin Timberlake, que fechará a noite no Palco Mundo.

Já no Palco Sunset, as principais atrações são os shows compartilhados de Nando Reis e Samuel Rosa, Kimbra e Olodum, além de George Benson e Ivan Lins.

O evento

A quinta edição brasileira do Rock in Rio começou na sexta e vai até o dia 22 de setembro. Mais de 160 artistas irão se apresentar em cinco espaços diferentes, divididos entre os sete dias de programação. Quase 600 mil pessoas são esperadas durante o festival, com uma média de 85 mil espectadores por dia.

A programação deste sábado (14) foi encerrada pelos britânicos do Muse, com seu rock de arena que mistura elementos de música indie, sons progressivos e efeitos de distorção estridentes. Com hits como "Supermassive Black Hole" cantados em coro pelo público, a banda favorita da escritora Stephenie Meyer, dos livros da série "Crepúsculo", conseguiu convencer com um show de alto nível mesmo depois de uma noite repleta de apresentações intensas como a do Thirty Seconds to Mars e de Florence + The Machine.

O segundo dia de Rock in Rio também trouxe opções para roqueiros veteranos, em uma espécie de matinê punk concentrada no Palco Sunset, pelo qual passaram os californianos do The Offspring e Marky Ramone, que revisitou clássicos dos Ramones ao lado do vocalista Michael Graves, ex-Misfits.

Entre os destaques nacionais, o sábado teve apresentações que misturaram rock e política. A Capital Inicial emocionou fãs ao tocar uma música de Charlie Brown Jr. para lembrar as mortes recentes de Champignon e Chorão. Já o Detonautas Roque Clube voltou aos primórdios do rock brasileiro em um show com convidados só tocando covers de Raul Seixas.

Tico Santa Cruz usou uma camiseta onde se lia "Senado Federal, Vergonha Nacional", e Dinho Ouro Preto usou nariz de palhaço e criticou o escândalo recente envolvendo o deputado Natan Donadon, que manteve o cargo apesar de ter sido preso por corrupção.

O primeiro dia do evento teve shows de Maria Rita, Living Colour,  DJ David GuettaIvete Sangalo e Beyoncé, entre outros, e uma homenagem ao cantor Cazuza.